top of page

ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Atualizado: 15 de set. de 2022



A pandemia veio e revirou a nossa vida de cabeça para baixo. A rotina foi alterada, a casa virou escritório, a faculdade veio para a tela do computador, as escolas fecharam as portas e as crianças ficaram sem professores e, cada uma destas mudanças trazendo seus desdobramentos. Temos que conviver com o temor do contágio quer seja pessoal, ou de um ente querido, fazendo gerar o distanciamento físico das pessoas que amamos. Uma enorme quantidade de novos problemas surge e não estamos familiarizados com eles. Em Em meio a este caos precisamos de estratégias estruturadas de resolução de problemas para mantermos um melhor equilíbrio emocional.

Segue alguns passos para lidar com problemas de maneira estruturada:


1- Lembre-se de observar seus pensamentos e sentimentos e nível de estresse. Eles podem interferir nas suas decisões. Encontre uma forma de relaxar e pense de forma positiva.


2- Tire um tempo para identificar o que você acha que são problemas para você durante a pandemia que está preocupando ou causando estresse e ansiedade.


3- Divida cada problema em partes menores, para que você não se sinta tão sobrecarregado. Pense sobre que partes da questão são mais imediatas e urgentes: o que precisa ser feito agora, o que pode ser resolvido amanhã, e o que pode ser adiado ou até completamente abandonado porque realmente não importa a longo prazo.


4- Pense em algumas opções que podem ajudar a solucionar o problema. Liste todas as opções possíveis.


5- Identifique os prós e contras de cada opção.


6- Identifique a melhor opção que você tem.


7- Você pode ainda perguntar a alguém da sua confiança como ela vê o problema. Se ela concordar que é um problema real, peça feedback sobre sua solução.


8- Coloque a solução em prática e veja como será. Resolveu o problema? Ajudou um pouco? Você precisa ajustar a solução ou considerar outra solução da sua lista?


9- Considere escrever esses passos da resolução do seu problema em um papel. Clicando aqui você vai receber em seu email uma planilha para imprimir com os passos a serem seguidos.


10- Fazer esta atividade pode ajudar você a sentir que está resolvendo as coisas e pode combater sentimentos de desamparo.


Em momentos de isolamento social você pode cuidar de você através do atendimento psicológico online


Para mais informações sobre saúde mental clique aqui


Cuide bem de você!

Lucinê Costa e Silva

Psicóloga CRP04/22623

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page