Transtornos de ansiedade
Imagem site7.jpg

A ansiedade é necessária e também parte normal da vida. Podemos nos sentir ansiosos ao enfrentar um problema, ao tomar uma decisão importante, ao realizar um teste, etc. Porém, os transtornos de ansiedade envolvem mais que medo ou preocupações temporárias. Em transtornos, a ansiedade não desaparece e se não tratada pode piorar com o tempo.  Os sintomas são muito desconfortáveis e podem interferir nas atividades diárias, na produtividade profissional, acadêmica e nos relacionamentos.

Alguns fatores podem ser relevantes para o aumento do risco de desenvolver um transtorno de ansiedade, como citados abaixo:

Traumas:  Pessoas que vivenciaram eventos traumáticos correm maior risco de desenvolver um transtorno de ansiedade em algum momento da vida.

Acúmulo de estresse. Um grande evento ou um acúmulo de situações estressantes menores da vida podem desencadear ansiedade excessiva - por exemplo, luto, perdas, estresse no trabalho, conflitos conjugais ou preocupação com problemas e finanças.

Personalidade. Pessoas com certos tipos de personalidade são mais propensas a desenvolverem transtornos de ansiedade do que outras.

Os sintomas de ansiedade geralmente são acompanhados de intensas sensações e desconfortos fisiológicos, como:

• Falta de ar e palpitações,

• Sudorese,

• Tremores,

• Sensação de sufocamento,

• Náusea, desconforto abdominal,

• Tontura, fincadas como de agulhas,

• Sentimento de perda de controle e sentimentos de destruição iminente.

Felizmente existem tratamentos eficazes para alivio destes desconfortos. Um dos tratamentos mais indicados é a PSICOTERAPIA que auxilia no alívio dos sintomas e proporciona uma melhor qualidade de vida.  Dependendo da gravidade do caso também é recomendado uso de medicação. Obter ajuda o quanto antes impede o agravamento dos sintomas.

Aqui você encontra profissionais especializados que podem te ajudar.

No próximo post você vai saber mais sobre todos os transtornos de ansiedade.

Lucinê Costa e Silva

Psicóloga CRP 04/226234