top of page
 CLEPTOMANIA

O QUE É CLEPTOMANIA?

 

A cleptomania é uma condição de saúde mental em que uma pessoa sente um forte e irresistível desejo de roubar coisas, geralmente são objetos de pequeno valor ou que elas poderiam adquirir com seu próprio recurso financeiro. Não são roubos planejados, a ação é movida por um impulso que é difícil de controlar. É diferente do roubo comum que é motivado pela utilidade ou valor do objeto ou, para alguns, especialmente adolescentes, pode ser motivado por um ato de rebeldia e de conduta.  

As pessoas com cleptomania geralmente sentem uma tensão antes da ação de roubar, seguida de prazer, alívio ou outras emoções imediatamente depois de roubar. Uma vez que as emoções positivas desaparecem, a maioria das pessoas com cleptomania sente culpa, vergonha ou arrependimento, algumas   jogam os itens roubados fora, dão para outras pessoas ou doam para caridade. Outras podem acumular os itens roubados, devolvê-los secretamente ou retornar e pagar por eles. A maioria das pessoas casadas com cleptomania mantém isso em segredo de seu cônjuge por se sentirem inadequados.

QUANDO INICIA A CLEPTOMANIA?

A Cleptomania geralmente inicia na adolescência, mas pode ocorrer em outras faixas etárias. É mais comum em mulheres que em homens. Estudos indicaram que a cleptomania pode estar associada a quadros depressivos, níveis altos de estresse e outros transtornos psiquiátricos.

O QUE CAUSA A CLEPTOMANIA?

Não sabemos o que causa esse transtorno. Todos os transtornos mentais tem causas multifatoriais e um dos fatores está relacionado ao funcionamento cerebral.  O nosso cérebro é um órgão incrivelmente complexo como um potente computador. Há uma intricada rede de conexões entre diferentes regiões que formam circuitos para nos ajudar a formar pensamentos e transformá-los em ações. Cada vez que você aprende algo novo, seu cérebro faz um novo circuito. Quando você aprende a não fazer algo o seu cérebro também cria um circuito de controle daquela ação. Essas inibições são muito importantes para a nossa   sobrevivência, também são importantes para os relacionamentos sociais, evitando que você faça ou diga coisas que não aceitas socialmente.

As pessoas com cleptomania aprenderam que roubar é errado, mas esse circuito cerebral que inibe esse impulso não funciona bem, então elas tem dificuldade de regular esse impulso não conseguindo pensar e inibir o comportamento a partir das consequências do mesmo. Pode ocorrer também falhas em produtos químicos especializados do cérebro que são os neurotransmissores, estes comunicam e gerenciam os processos da regulação desses impulsos.

 

COMO É O TRATAMENTO DA CLEPTOMANIA?

A cleptomania não é um transtorno grave, e pode ser tratado através de medicação e psicoterapia. Quando não tratado pode prejudicar significativamente a vida da pessoa com questões legais, perda de emprego, manter amizades e relacionamentos conturbados.  As vezes pode estar sobreposta a outros transtornos mais graves e somente um profissional de saúde especializado pode fazer o diagnóstico.   

Se você perceber que tem sintomas compatíveis com a cleptomania, fale para o seu médico. Muitas pessoas sentem envergonhadas em falar, mas o profissional não emitirá nenhum julgamento, pelo contrário, irá te acolher e te orientar sobre o melhor tratamento.

Busque ajuda e cuide bem de você.

Lucinê Psicóloga

CRP04/22623

bottom of page