A CONEXÃO ENTRE HABILIDADES SOCIAIS E EMOCIONAIS E SAÚDE MENTAL
Elas podem ser desenvolvidas de forma individual e também são favoráveis nos espaços familiares e escolares criando um ambiente de vínculos seguros, acolhedor, respeitoso, solidário e empático que formam estruturas importantes para a promoção da saúde mental. Segundo a OMS este tipo de ambiente e de habilidades são como âncoras para a proteção da saúde mental e vem sendo cada vez mais recomendada nas práticas parentais, para crianças, adolescentes e jovens, bem como, produtoras de resiliência em adultos.
As HABILIDADES SOCIAIS E EMOCIONAIS envolvem algumas competências que podem ser desenvolvidas ao longo da vida. O CASEL descreveu as cinco competências essências para o processo de desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais:
AUTOCONSCIÊNCIA: É a capacidade de reconhecer com precisão as emoções e pensamentos e a sua influência nos comportamentos. Envolve ainda a avaliação de potenciais e limitações, senso bem fundamentado de confiança e otimismo.
CONSCIÊNCIA SOCIAL: É a capacidade de adotar uma perspectiva empática, entender normas sociais e éticas do comportamento.
AUTOGESTÃO: Capacidade de regular emoções, pensamentos e comportamentos de uma maneira eficaz em diferentes situações. Inclui gerenciamento de estresse, controle de impulsos, automotivação e alcance de objetivos pessoais, acadêmicos e profissionais.
HABILIDADES DE RELACIONAMENTOS: Estabelecer e manter relacionamentos saudáveis e gratificantes com base na cooperação, comunicação eficaz, resistência a pressões sociais inadequadas, negociação de soluções de conflitos e busca de ajuda quando necessário;
TOMADA DE DECISÃO RESPONSÁVEL: é a capacidade de fazer escolhas adequadas e respeitosas sobre comportamento pessoal e interações sociais com base na consideração de padrões éticos, segurança, e avaliação realista das consequências de bem-estar de si e dos outros.
Pessoas com fortes HABILIDADES SOCIAIS E EMOCIONAIS são mais capazes de lidar com desafios do dia a dia amenizando as situações de risco para adoecimento mental. Elas fornecem uma base para efeitos positivos de longo prazo. Estes efeitos são duradouros e ajudam a reduzir índices de depressão e ansiedade e ainda diminuem comportamentos de risco tanto em crianças e adolescentes como em jovens e adultos protegendo-os de adoecimento mental.
Você pode estar se perguntando como posso aprender e desenvolver estas HABILIDADES já que são tão fundamentais para a minha saúde mental?
Elas estão agrupadas em um único programa – TREINAMENTO EM HABILIDADES SOCIAIS E EMOCIONAIS – prevenir e promover a saúde mental.
Para você saber mais sobre o programa fale aqui
Lucinê Costa e Silva
Psicóloga CRP 04/22623
Atualmente inúmeras pesquisas têm comprovado que as HABILIDADES SOCIAIS E EMOCIONAIS são fundamentais tanto para a manutenção da saúde mental quanto ara a sua promoção.
Mas, afinal o que são HABILIDADES SOCIAIS E EMOCIONAIS?
Segundo o Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning (CASEL) é a capacidade de obter e aplicar efetivamente conhecimentos, atitudes e habilidades para gerenciar emoções, estabelecer e alcançar objetivos positivos, sentir e mostrar empatia pelos outros, estabelecer e manter relacionamentos positivos e tomar decisões responsáveis. Estas HABILIDADES podem ser desenvolvidas e estabelecidas através de um processo de aprendizagem assim como aprendemos diversas outras coisas da vida.