Habilidades Sociais e Emocionais na Adolescência

A adolescência é um estágio de rápido crescimento e desenvolvimento. Ela desencadeia uma série de mudanças físicas, hormonais, psicológicas e sociais e são extremante desafiadoras.  Para os adolescentes, viver estes desafios é tentar estabelecer a autonomia, aprender quem são, o que valorizam e desenvolver novas habilidades que os ajudam a interagir socialmente. Assim, eles desenvolvem a capacidade de entender a si mesmos e aos outros à medida que passam da juventude para a vida adulta.

Promover a aprendizagem de HABILIDADES SOCIAIS E EMOCIONAIS pode estimular o desenvolvimento positivo e evitar comportamentos problemáticos comuns entre os adolescentes, pois elas ajudam a explorar quem são, tomar decisões responsáveis, gerenciar conflitos, se autorregular e a se relacionar com os outros neste momento de suas vidas.

Segundo a OMS adolescência é a segunda janela de oportunidade para um desenvolvimento mais ajustado e saudável com a possibilidade de bons prognósticos na vida adulta, o que precisamos é aproveitar as oportunidades que se abrem através desta janela que se tornam fatores importantes na proteção da saúde mental do adolescente.

Dados da OMS afirmam que a maioria dos transtornos mentais se desenvolvem até os 14 anos, e tem crescido o número de problemas mentais em adolescentes como depressão, ansiedade, suicídio, uso de substâncias químicas. Desenvolver HABILIDADES SOCIAIS E EMOCIONAIS em adolescentes é oferecer a eles uma oportunidade para construir a sua vida levando consigo muitas ferramentas de proteção e de sucesso.

Felizmente programas com evidencias científicas que trabalham estas oportunidades estão sendo desenvolvidos e implantados, inclusive com aprovação e direcionamento da OMS para proteção da saúde mental de adolescentes. Os programas voltados para o DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS E EMOCIONAIS estão sendo cada vez mais utilizados a esse favor.

Você pode oferecer a seu filho adolescente a melhor oportunidade para uma vida mais resiliente, reconhecendo e aumentando os seus potenciais internos através do desenvolvimento destas HABILIDADES.

Aqui tem um programa que trabalha com esta janela de oportunidades para seu filho adolescente. 

Lucinê costa e Silva

Psicóloga – CRP 04/22623