Habilidades Sociais e Emocionais nas empresas

 

Problemas de saúde mental são predominantes em trabalhadores, representando um fenômeno grande e complexo no local de trabalho. A OCDE estima taxas crescentes de incapacidade devido a transtornos mentais. São onerosos para a sociedade em geral, sistemas de saúde, empregadores, indivíduos afetados e suas famílias.

Os transtornos mais comuns relacionados ao trabalho são a depressão, ansiedade, dependência de substâncias químicas, estresse, burnout podendo levar ao suicídio e a outras doenças físicas como problemas cardiovasculares.

 

Há evidências de intervenções positivas para melhoria da saúde mental relacionada ao trabalho baseadas nos seguintes tópicos:

 

1.      Proteger a saúde mental reduzindo os fatores de risco relacionados ao trabalho.

2.      Promover a saúde mental, desenvolvendo os aspectos positivos do trabalho, bem como os pontos fortes e as capacidades positivas do trabalhador.

3.      Abordar problemas de saúde mental entre os trabalhadores, independentemente da causa.

 

A OMS caracteriza alguns importantes motivos para intervenções sobre saúde mental no ambiente de trabalho, como por exemplo,  transtornos de depressão e  ansiedade têm impacto econômico significativo, o custo estimado para a economia global é de 1 trilhão de dólares por ano em perda de produtividade; para cada 1 dólar em tratamento para transtornos mentais comuns como os citados, há um retorno de 4 dólares em saúde e produtividade aprimorada. Portanto, recomenda-se a ampliação de intervenções em saúde mental no ambiente de trabalho, pois além de benefícios individuais há um grande impacto positivo na economia das empresas.  

 

Aqui, nós oferecemos um programa para se r desenvolvido em sua empresa com seus funcionários.

Lucinê Costa e Silva

Psicóloga CRP04/22623