HABILIDADES SOCIAIS E EMOCIONAIS PARA CASAIS

 

O casamento é um dos relacionamentos mais íntimos construído pelos adultos. Os espaços desta intimidade se compõem de emoções e interações que demandam HABILIDADES para promover e fortalecer o relacionamento que se estabelece.

Os relacionamentos conjugais satisfatórios são base para o bem-estar e trazem impactos positivos e de grande relevância pessoal,  no ambiente relacional familiar e consequentemente para a saúde mental. Por outro lado, a insatisfação conjugal está ligada a índices de adoecimento mental pessoal e para familiares. É importante reforçar que a estabilidade conjugal também interfere nas práticas parentais, que são fundamentais para proteção da saúde mental dos filhos. Pais mentalmente saudáveis têm mais condições de promover filhos saudáveis. Está documentado em pesquisas que pais com adoecimento mental, seus filhos têm maior chance de desenvolver transtornos.

 

Uma relação conjugal instável pode ser um grande fator gerador de estresse o que pode ocasionar adoecimento mental, como por exemplo, quadros de depressão e ansiedade, doenças físicas e até mesmo envolvimento em situações de risco, como violência, uso de substâncias químicas. 

 

Considerando estes fatores de risco para a saúde mental as HABILIDADES SOCIAIS E EMOCIONAIS têm sido amplamente destacadas pela literatura científica como fatores fundamentais para uma saúde mental positiva. O bom é que elas podem ser desenvolvidas nos diversos contextos relacionais, sendo o relacionamento conjugal um dos principais. Desta forma, programas preventivos que ajudem casais a desenvolverem as HABILIDADES SOCIAIS E EMOCIONAIS para buscar ou manter a estabilidade e satisfação conjugal se torna urgente.

 

As HABILIDADES SOCIAIS E EMOCIONAIS são fatores de proteção, pois uma pessoa que adquire estas habilidades potencializa as suas capacidades de resolução de problemas, têm maior senso de autoconfiança, auto eficácia, autoestima, melhora a capacidade de comunicação e adquire comportamentos pro sociais favorecendo relacionamentos saudáveis. Estes benefícios interferem conjuntamente na redução de conflitos conjugais contribuindo para relacionamentos mais duradouras e menor índice de divórcios.

Aqui você encontra um programa específico para desenvolver as HABILIDADES SOCIAIS E EMOCIONAIS para promover ou manter uma melhor  satisfação e estabilidade conjugal.

Lucinê Costa e Silva

Psicóloga CRP04/22623