Habilidades Sociais e Emocionais para pais de adolescentes 

Ser pais de adolescentes exige muitas habilidades. Cada estágio do desenvolvimento tem objetivos e tarefas específicas sendo alguns aspectos difíceis e estressantes para lidar no dia a dia.

Apesar de estarem a caminho da vida adulta eles ainda necessitam da presença, orientação e autoridade dos pais. O que os pais investem no relacionamento com seus filhos adolescentes vai impactar diretamente no progresso da sua vida adulta.

 

A adolescência também apresenta muitos desafios sobre a saúde mental devido à sua relativa vulnerabilidade e pressão decorrentes do processo de desenvolvimento. Diante de importantes desafios os adolescentes precisam de suporte e proteção à medida em que passam pela transição à vida adulta.

Nesta fase é importante para eles se apegarem a uma figura de autoridade onde aprenderão normas, valores e habilidades necessárias à vida adulta, ainda que pareça paradoxal, pois a adolescência impõe um certo afastamento necessário para o alcance da autonomia.

Os escritores afirmam que uma melhor qualidade no relacionamento entre pais e filhos leva a resultados positivos, incluindo uma autoimagem coerente, estabilidade emocional e relacionamentos mais profundos e significativos com os outros. Além disso, os adolescentes que têm um relacionamento positivo com os pais tendem a ser menos propensos a sofrer depressão e ansiedade ou a se envolverem em comportamentos de risco, como abuso de substâncias, direção imprudente e atividade sexual precoce e insegura.

O engajamento positivo dos pais é evidente a partir de interações marcadas por sentimentos e respeito mútuo. Eles dão o tom para o relacionamento e moldam a visão do adolescente sobre os pais como um recurso disponível para aconselhamento, orientação, conforto e segurança.

Para o envolvimento dos pais de forma positiva na vida de seus filhos adolescentes é necessário que estes possuam conteúdos para nutrir este relacionamento,  ferramentas necessárias para boas práticas  parentais. Uma das formas de desenvolver estes recursos é  aprender sobre HABILIDADES SOCIAIS E EMOCIONAIS, aplicá-las no dia a dia  e em si mesmos. Estas  HABILIDADES  favorecem o engajamento positivo nesta linda e desafiadora tarefa de ser pais de adolescentes.

Aqui com frequência é oferecido WORKSHOP sobre HABILIDADES SOCIAIS E EMOCIONAIS para pais de adolescentes, com o objetivo de fornecer-lhes recursos para a prática parental com adolescentes. 

 

Lucinê Costa e Silva

Psicóloga CRP04/22623