TRICOTILOMANIA
Modelo de cabelo

TRICOTILOMANIA, O QUE É?

A tricotilomania, é um transtorno que tem como principal sintoma o ato de puxar o cabelo de qualquer parte do corpo (cabelos da cabeça, cílios, sobrancelhas, axilas, púbis, queixo, peito ou área da pernas) repetidamente. É uma condição que pode afetar a aparência e portanto, está associada a estigma social. A pessoa faz diversas tentativas de ocultar o problema o que acaba inibindo a busca por tratamento especializado.

Pode ocorrer um ritual de escolher o cabelo e o ato de puxá-lo, por exemplo, procurar o cabelo grosso no início da linha do cabelo depois de passar as mãos pelo cabelo. Algumas pessoas depois que o cabelo é puxado o inspecionam e comem todo ou partes do cabelo, o que pode gerar risco de um tricobezoar - cúmulo de cabelo deglutido que não é digerido misturado com alimento e muco que se prende nas regiões gastrointestinais.

A tricotilomania é classificada no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais como um transtorno do espectro obsessivo-compulsivo e as características mais importantes estão relacionadas a arrancar o cabelo recorrentemente, resultando em perda perceptível de cabelo; uma sensação crescente de tensão  imediatamente antes de arrancar o cabelo ou ao tentar resistir ao comportamento; prazer, gratificação ou alívio ao arrancar os cabelo; este comportamento deve causar um prejuízo e sofrimento significativo em áreas da vida da pessoa.  Deve descartar outras condições clínicas como ou outros transtornos mentais.

O QUE CAUSA A TRICOTILOMANIA?

Os transtornos mentais tem causas multifatoriais e no caso da tricotilomania pode haver fatores genéticos, uma disfuncionalidade de neurotransmissores como a serotonina, componentes associados a comportamentos, por exemplo, uma pessoa pode ter vivenciado situações de estresse, ansiedade, tedio, angústia e ter desenvolvido este aprendizado de puxar o cabelo para alívio desses sentimentos e sensações.  Ao sentir o alívio o comportamento tende a se repetir em situações semelhantes gerando um ciclo de atividade comportamental aprendida, reforçada e repetida.

A tricotilomania pode também estar associada a outros transtornos psiquiátricos como os depressivos, de ansiedade, síndrome de touretee, escoriação (cutucar apele.) ou outros transtornos obsessivos compulsivos.

COMO É REALIZADO O DIAGNÓSTIO E O TRATAMENTO?

O diagnóstico deve ser realizado por um profissional de dermatologia e de saúde mental através de avaliação clínica. Geralmente as mulheres são as mais afetadas podendo iniciar por volta dos 9 anos.

É uma condição importante de ser tratada, principalmente quando há o ritual de mastigar o cabelo, pois pode ocorrer graves problemas gastrointestinais. O tratamento é realizado com medicação psiquiátrica, acompanhamento dermatológico e psicoterapia. As técnicas de reversão de hábito através da psicoterapia Cognitivo Comportamental são bem recomendadas.

Se você identifica sintomas que podem estar relacionados a essa condição médica, procure o mais rápido possível um profissional especializado para orientação do diagnóstico e do tratamento.

Cuidar de você é prioridade.

Um abraço

Lucinê  - Psicóloga – CRP 04/22623