'Quem tem um porquê viver sempre suporta um como".
Esta frase é do Filósofo Friedrich Nietzsche, mas eu quero falar do médico neurologista Viktor Frankl que a traduziu muito bem a partir das suas experiências no campo de concentração em Auschwitz onde vivenciou e presenciou as situações mais limites do sofrimento humano.
Lá ele observou que as pessoas que tinham ESPERANÇA sobreviviam melhor aos sofrimentos aos quais eram submetidas.
Nestas experiências Frankl compreendeu que, quem encontra o SENTINDO DE SUA VIDA pode suportar qualquer tipo de sofrimento e que a busca por um sentido faz-se necessária a cada momento vivido.
Então, para cada experiência você pode se perguntar: QUE SENTIDO ISTO TEM PARA MIM? Ao encontrar este sentido a forma de olhar e viver o sofrimento pode ser alterada Para encontrar esta resposta você pode se basear respondendo a outras três perguntas: 1)Há algo bom ou belo que seja único nesta experiência? 2)Posso a partir do que estou vivendo fazer algo original que tenha valor para alguém? 3) Que atitude posso ter diante desta situação limite? Portanto, encontrar o sentido da vida é aprender a viver de outra maneira. O sofrimento, de certo modo, fica mais leve no momento em que se encontra nele um sentido.
Dedique alguns minutos a você hoje e se faça estas perguntas para algo difícil que esteja vivendo.
CUIDE BEM DE VOCÊ - SAÚDE MENTAL TODOS OS DIAS
Se precisar de ajuda agende uma consulta clicando aqui
Um abraço
Lucinê Psicóloga - CRP04/22623
Comentarios