top of page

POR QUE A EMPATIA IMPORTA?

Atualizado: 15 de set. de 2022


Sem exceção, a vida das pessoas no mundo todo ficou cheia de restrições, e ainda não temos a resposta para muitas perguntas, isto faz gerar um sentimento de incerteza e insegurança, e mesmo assim, somos forçados a nos adaptar, pois muitas destas mudanças demandam ações urgentes.


Será que diante de tudo vamos ficar mais divididos ou mais unidos?


Isso vai depender de um sentimento que precisa ser aprimorado ou desenvolvido em nós - a EMPATIA.


Empatia é a capacidade de entender o que os outros estão sentindo e experimentando.

O coronavírus está nos ensinando em um curto espaço de tempo, valores voltados para o cuidado social, a inteligência social e a responsabilidade social e lançando um reflexo sobre nós mesmos. Não há como escapar desta situação, a Pandemia é fato e só vamos conseguir entender a dimensão desse caos com uma grande dose de EMPATIA.


A empatia atua como uma ponte entre nós e os outros, o que nos permite permanecer conectados e sentir mais seguros em tempos tão difíceis. Ela diminui a tensão e é um agente reconfortante. Quando alguém é compreendido, o medo e a inquietação dissipam.


O alarme da pandemia, com todas as suas repercussões é suficiente para nos sentirmos vulneráveis, no entanto, antes de sermos empáticos com os outros precisamos ser empáticos com nós mesmos. O que penso sobre mim? O que sinto? O que sofro? São perguntas que precisam ser respondidas através de uma atitude de autocompaixão.


Ser compassivo consigo mesmo, sem se vitimizar, é alargar ainda mais a abertura de empatia pelo outro, é desenvolver uma capacidade de ver o outro através da perspectiva dele, ainda que pense diferente.

A empatia destrói os muros que construímos para nos proteger e descobre sentimentos ternos que nem sabíamos que estavam enterrados.


A empatia é um aconchego que conforta em qualquer situação.


Vamos praticar?


Um abraço.


Se precisar de ajuda profissional fale comigo aqui.

Lucinê Costa e Silva –

Psicóloga - CRP 04/22623


73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page