• Lucinê Costa e Silva - Psicóloga

Invista em sua Saúde Mental, ela é um bem maior.

10 de Outubro - dia Mundial da Saúde Mental


O que você sentiu quando soube que estava sofrendo de um problema de Saúde Mental, como depressão, ansiedade, Pânico, Burnout, TOC ou que tinha comportamentos que indicavam a necessidade de ajuda de um psicólogo? Muitas pessoas relatam muito sentimento de vergonha caudado pelo preconceito que ainda existe sobre os problemas de Saúde mental.


Devido o preconceito e a desconsideração deste sofrimento muitas pessoas sofrem e às vezes nem sequer sabem que estão sofrendo e por isso não buscam ajuda e pior ainda, muitas não encontram ajuda.


Quero te encorajar a lidar com esta realidade de forma assertiva. A olha-la de forma compassiva e compreensiva quer seja com você mesmo ou com alguém que esteja sofrendo perto de você.


As pessoas que sofrem não estão querendo chamar a atenção, ou são pessoas preguiçosas, não é que são estranhas, frágeis ou imprevisíveis, ou que cometeram, erros na verdade elas estão sofrendo muito e geralmente não melhoram por conta própria, ainda que se esforcem, elas precisam de ajuda profissional.


Os problemas de saúde mental são tão importantes e precisam ser tratados da mesma forma que os de saúde física e quando isto é feito alivia muito o sofrimento causado por eles.


Podemos diminuir o preconceito através da EMPATIA demonstrando compreensão e oferecendo ajuda. Sendo EMPÁTICO você vai trazer força ao invés de vergonha, pois não há nada de errado em sofrer de transtorno mental. A sua empatia pode fazer uma diferença enorme na vida das pessoas.


Hoje, 10 de Outubro, é o dia Mundial da Saúde Mental, então vamos juntos repensar e transformar esta forma estigmatizante sobre os problemas de saúde mental. Nos ajude a proporcionar um mundo com mais Saúde Mental, sendo empático com alguém ou cuidando de si.


Cuidar da sua Saúde Mental importa muito, ela é um bem maior. É o seu melhor investimento.


Um abraço.

Lucinê – Psicóloga


Se quiser saber mais sobre saúde Mental acesse o site: www.lucinecostaesilvapsicologa.com


Se precisar de ajuda profissional para cuidar da sua Saúde Mental ou de alguém que você deseja ajudar entre em contato aqui.

11 visualizações