top of page

ENCONTRE A PAZ. CULTIVE-A

Atualizado: 15 de set. de 2022



Em um mundo de ansiedade, preocupações e incertezas precisamos encontrar a paz dentro de nós mesmos. Esperar pela paz externa neste momento, talvez fique um pouco difícil, pois há muitas coisas que não dependem de nós.


Quando encontramos paz dentro de nós mesmos, sem ignorar o dor e o sofrimento alheio, podemos melhorar o mundo de alguém que esteja ao nosso redor. Esta paz interior pode aumentar a resistência do nosso sistema imunológico e nos deixar mais protegidos.

Quando você cultiva a paz interna você cria caminhos em seu cérebro que produz tranquilidade, calma e fortalece a sua Saúde Mental.


Há algumas formas de encontrar paz dentro de você:


1) A primeira é buscar tranquilidade para o corpo biológico. Em momentos de tensão e ansiedade o corpo vive com seu sistema de alarme ligado liberando substâncias que podem prejudicar o funcionamento do organismo.


Então, faça o seguinte:


No seu dia a dia diante de pequenas situações que te confunde e te deixa estressado, faça algumas pausas e inspire e expire lentamente, você estará ativando seu sistema parassimpático, o que faz desligar o sistema de alarme do seu corpo, trazendo-o para um estado de equilíbrio. Dessa forma te ajuda a pensar melhor e tomar decisões mais acertadas. Parece algo simples, mas é um tipo de paz que a nossa mente e corpo necessitam para sobreviver.


2) O mundo é barulhento e a nossa mente também pode fazer muito barulho dentro de nós e não escutamos a nós mesmos, perdemos a sensibilidade de apreciar o que é belo e simples, nos levanto ao cansaço, agitação ou irritabilidade.


Então, faça o seguinte: Fique em silêncio por alguns minutos. Apenas deixe a sua mente descansar, fixe a sua atenção em algo que te conforta ou apenas em sua respiração. Se os pensamentos vierem deixe que se vá assim como vieram. É uma quietude maravilhosa. É uma paz que a nossa mente precisa diariamente para darmos conta de tantos desafios que a vida nos traz.


3) Experimente a paz de suas emoções, a paz da sua consciência. Lembre-se de quantas coisas boas há em você, e não vale a pena carregar culpas e mágoas. Elas podem gerar uma excitação ou uma paralisação em sua vida. Talvez você precise perdoar a si mesmo ou alguém. O perdão é libertador, traz leveza, muita paz e deixa a mente sossegada.


4) Deixe fruir em você a “Paz que excede todo entendimento”. Se você acredita sabe do que estou falando. Esta é uma paz que ultrapassa a nossa condição humana, que nos preenche e traz segurança, que nos ajuda a compreender e a aceitar aquilo que não podemos mudar, as coisas que simplesmente são, ou foram.


Um abraço e muita paz hoje para você.

Saúde Mental todos os dias.


Nesses tempos difíceis ocasionados pela pandemia você pode estar precisando de ajuda.


Você me encontra para atendimento psicológico presencial ou online aqui.


Lucinê - Psicóloga - CRP04/22623



83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page