top of page

Como conversar com idosos sobre distanciamento social

Atualizado: 15 de set. de 2022



Os idosos têm maior risco de gravidade da doença COVID-19, mas muitos dos queridos idosos parecem não se importar com as diretrizes de proteção, o distanciamento social e a higiene. Fazer com que os avós e pais idosos entendam a importância dessas medidas durante a pandemia tem sido um desafio para os filhos.


Vou deixar aqui algumas orientações que podem ajudar nessa conversa:

1) SE POSICIONE EM UM LUGAR DE AMOR E NÃO DE CONTROLE


Deixe claro e enfatize que a razão para seguir as recomendações é que você quer estar com eles por muitos anos. Fica muito fácil essa conversa parecer que você o está controlando, faça o possível para que ele entenda que se trata de amor e não de controle.


2) FAÇA PERGUNTAS


Comece a conversa com respeito e curiosidade. Faça perguntas para entender o que motiva o comportamento deles, mostre-se acolhedor e compreensivo com as respostas, nesse momento não importa muito o quanto o filho adulto sabe. Muitas vezes podemos ajudar as pessoas a mudar o seu comportamento descobrindo o que as motiva, vai soar diferente de um filho adulto apenas dizer a eles o que fazer.


3) VERIFIQUE SE VOCÊ É A PESSOA CERTA PARA TER ESTA CONVERSA

Pode ocorrer que pais idosos ainda veem seus filhos adultos como “crianças”, então pense em pessoas com as quais eles se sintam confortáveis e confiem, como por exemplo um amigo da família, um líder espiritual, alguém que seja referência.


4) COMPARTILHE INFORMAÇÕES DE FONTES CONFIÁVEIS E SEM EXCESSO


Verifique de onde eles estão obtendo informações, dependendo da fonte eles podem achar que o distanciamento social é exagero e desnecessário.


5) MANTENHA A CONEXÃO


Se esforce para manter o diálogo e a conexão para que eles possam entender que não estão sozinhos e não precisam se sentir solitários. Ensine a eles novas maneiras de se conectar e se comprometa com esta presença. Mesmo que eles não estejam atendendo o seu pedido sempre ofereça respeito, amor e apoio.


6) ELES VIVERAM EM OUTRO TEMPO


Essa geração de idosos já viveu muitos momentos de calamidades que trouxeram muito medo e dificuldades, e sobreviveram, é compreensivo que eles se sintam assim agora, “nada vai me acontecer”. Converse com eles sobre estas experiências de vida, fazendo paralelo com os tempos atuais.


7) CONVERSE E AJUDE-OS A ESTABELECER UMA NOVA ROTINA


Preferencialmente os idosos gostam e necessitam de rotina que traz uma sensação de normalidade e produz segurança. O distanciamento social pode provocar mudanças nos hábitos, converse e estabeleça junto com eles novos hábitos e rotinas.

É fato o risco de exposição dos idosos à COVID-19, mas por outro lado, o isolamento social também é risco para a saúde mental do idoso, portanto, eles precisam mais do que nunca da sua presença, mesmo que seja virtual.


Vamos conectar com eles?


Se precisar de ajuda profissional fale comigo aqui.

Lucinê Costa e Silva

Psicóloga CRP04/22623


66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page