top of page

PSICOTERAPIA É APENAS UMA CONVERSA?

Atualizado: 15 de set. de 2022




NÃO, não é apenas uma conversa, mas é uma conversa que se dedica a um cuidado genuíno e especial da sua Saúde Mnetal.


A escritora Bilê Tatit Sapienza em seu livro Conversa sobre Terapia traz belíssimas reflexões sobre o que é psicoterapia, deixo aqui alguns fragmentos do ela diz:


A psicoterapia é um lugar onde você e o psicólogo reúnem pedaços de significados que estavam dispersos em sua vida e que às vezes são tão difíceis de aparecer, estes significados se juntam e passam a estruturar o sentido de sua vida.


Nesta conversa todos os sentimentos têm o direito de frequentar, alguns dizem logo com clareza, “estou aqui”, outros se negam a aparecer, ou surgem com outros nomes. E você passa a conhece-los e o que significam.


Lá também você dá voz às suas dores, pois você não sabe onde elas doem. Onde dói uma decepção? E a incerteza? E a falta de amor onde dói? Onde dói sentir-se perseguido? E não é bobagem sofrer por causa disso, dói mesmo. Na terapia você dá voz a estes sentimentos para eu possam ser compreendidos em seus significados.


Neste espaço de psicoterapia onde alguém te acolhe e escuta, você pode olhar para o que foi vivido que já passou ou não, para o que acontece agora e autenticar como sendo seu. Isto pode incluir dores, que não queira nem se lembrar, suas perdas, suas culpas, suas faltas, suas desilusões, seus receios, suas angústias, seu sentimento de impotência diante de um mundo que se torna cada vez mais ameaçador. Ah, e o quanto tudo isto está na base da depressão, do pânico, da ansiedade, e de vários outros transtornos.


A sua história contada na terapia pode ter semelhanças com outras, mas tem um conjunto peculiar de significados que só pertencem a você.


É como um trabalho artesanal onde juntos, paciente e psicólogo vão tecendo uma nova história com novos significados.


Isto é muito para apenas uma conversa, por isso precisamos de muitas conversas.


Isto é muito para ser apenas uma conversa, por isso ela precisa ser com um profissional habilitado.


Se você sentir que necessita deste cuidado em sua vida, entre em contato aqui.


Se quiser agendar uma sessão online ou presencial acesse aqui



Um abraço

Lucinê – Psicóloga CRP04/22623

62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page