EXPRESSAR EMOÇÕES DE FORMA ADEQUADA É UM JEITO DE CUIDAR BEM DA SAÚDE MENTAL


JANEIRO BRANCO - Um pacto pela Saúde Mental - Todo cuidado conta.



Muitas pessoas ainda pensam que não se pode expressar as emoções e as reprime e muitas outras as expressam de forma negativa. Inúmeras pesquisas têm mostrado que a dificuldade de regular e expressar as emoções pode contribuir para complicações cardiovasculares, maior risco de câncer, maior risco de transtornos de depressão e ansiedade e a comportamentos de agressividade. Cada emoção tem um propósito e deve ser compreendida para que gere benefícios.


O universo cerebral das emoções é complexo e não fomos ensinados a transitar por ele, e como consequência estas mesmas emoções que têm um propósito de sobrevivência podem nos adoecer. Gerenciá-las e expressá-las de forma saudável não é tão simples, pode ser que você precise de ajuda profissional mas, algumas dicas que irei deixar aqui você já pode praticar, pois é uma habilidade que precisa ser desenvolvida. Às vezes a emoção fala mais que as palavras, por isso precisamos cuidar bem delas.


A escritora australiana Judith Wright relata que aprendeu a estar consigo mesma ao invés de se evitar com hábitos ruins, diz que passou a ter mais consciência do seus sentimentos, ao invés de entorpecê-los. Enfatiza ainda que os sentimentos são a expressão autêntica de quem você é no seu lugar mais profundo. Saber expressar o que sente é uma forma de se conhecer para apreciar ou mudar aquilo que não está muito bem.


1) EXPRESSE ATRAVÉS DA ARTE


Qualquer tipo de arte são expressões não verbais que favorecem a exploração e a comunicação de aspectos que ainda são inconscientes para nós e isto envolve as emoções.

Que tipo de arte você gosta?

Pintar, desenhar, bordar, dançar, escrever, costurar, cantar, criar algo, tocar um instrumento, cozinhar, artesanato, são inúmeras as opções. Descubra o seu dom artístico e use-o para expressar o que sente, principalmente em momentos de emoção intensa.


2) EXPRESSE ATRAVÉS DA ESPIRITUALIDADE


A espiritualidade nos eleva a uma experiência transcendente que nos liga ao SER absoluto, ela faz parte da essência e da condição humana. Pesquisas recentes têm observado que a vivência da espiritualidade pode favorecer um espaço de expressão saudável das emoções pois produz algumas virtudes como a Esperança, Gratidão, Perdão e Compaixão, o que por sua vez pode favorecer o direcionamento adequado de emoções mais intensas como o medo, a raiva, a tristeza e a angústia. Viva a sua espiritualidade de forma autêntica.


3) EXPRESSE COM MINDFULNESS


As técnicas de Mindfulness (atenção plena) são reconhecidas como um cuidado especial no gerenciamento das emoções. Pratique prestar atenção às suas emoções elas emitem reações fisiológicas, então observe onde o seu corpo expressa cada uma delas, assim você poderá identificá-las mais rapidamente e dar o direcionamento adequado. O seu corpo é o seu lugar.


4) EXPRESSE COM A CANETA E O PAPEL


A escrita expressiva é considerada um auxílio terapêutico. É um espaço onde você se encontra de forma profunda, serena e genuína consigo mesmo. A escrita expressiva pode ajudá-lo a encontrar significado em suas experiências, ver as coisas por uma outra perspectiva, levar a percepções importantes sobre o que está ao seu redor e nos relacionamentos. Dedique alguns minutos diários para escrever o que sente.


Bom, sei que não são ações simples, por isso precisamos PRATICAR TODOS OS DIAS. Enquanto você pratica muitas conexões neurais responsáveis pela regulação emocional estão acontecendo e fortalecendo a sua saúde mental.


Vamos praticar?


Janeiro Branco – Um pacto pela saúde mental - Todo cuidado conta.


Um abraço

Lucinê – Psicóloga – CRP04/22623


Se precisar de ajuda profissional para cuidar de suas emoções fale comigo pelo WhatsApp

26 visualizações0 comentário