• Lucinê Costa e Silva - Psicóloga

SEIS HÁBITOS PARA CULTIVAR E PROTEGER A SUA SAÚDE MENTAL



Pesquisas científicas recentes têm mostrado que é possível proteger a Saúde Mental através de pequenos hábitos cultivados e praticados diariamente.

Importar-se com a saúde mental é algo novo para a maioria das pessoas, é uma área da vida humana que sempre foi pouco valorizada além de ser tratada com estigmas e preconceitos impedindo as pessoas de se cuidarem. Hoje entende-se que uma saúde mental preservada é sinônimo de um viver satisfatório em todos os sentidos. Produz relacionamentos mais harmoniosos, tanto na família quanto no trabalho e nas relações sociais, favorece maior produtividade na vida profissional e acadêmica trazendo melhores resultados e mais satisfação.

Se isto faz sentido para você descubra abaixo SEIS ESTRATÉGIAS validadas cientificamente, que se praticadas diariamente de forma intencional são potenciais para proteger e cuidar bem da sua Saúde Mental:

1) Torne a sua vida mais ativa, pratique atividades que deixem seu corpo em movimento. Ao se movimentar redes neurais que produzem substâncias de bem-estar como as endorfinas são acionadas trazendo o alívio do estresse e da ansiedade. A prática constante de ATIVIDADE FÍSICA promove mudanças cerebrais que são capazes de auxiliar no tratamento de transtornos como a Depressão. É necessário que seja uma atividade que você goste, que faça sentido para você.

2) Todos os dias lembre-se de três situações que te deixaram feliz. Elas não precisam ser grandes, coisas simples e pequenas do dia a dia que foram significativas para você. Crie o hábito de perceber estes pequenos acontecemos e observe a sensação agradável em seu corpo. Fique por alguns instantes sentindo esta sensação, após escreva estas memórias em um cartão de papel, dobre-o e coloque em um pote, será seu “POTE DAS MEMÓRIAS FELIZES.” Uma vez ao mês abra e leia o que você escreveu e traga novamente estas sensações prazerosas para o seu corpo. Observe quantos momentos felizes você viveu. São as pequenas coisas que dão sentido à nossa vida.

3) Desenvolva uma POSTURA GRATA diante da vida. Escolha todos os dias uma situação do contexto da sua vida, da natureza e de coisas importantes mas que muitas vezes são negligenciadas, como por exemplo: o sol que ilumina o seu dia, a água potável que você tem para beber, os utensílios que você tem em casa que torna a vida mais prática, a funcionalidade de cada parte do seu corpo e a importância deles em sua vida. Você pode criar o seu DIÁRIO DA GRATIDÃO, ou seja, dedique alguns minutos e escreva motivos pelos quais você possa se sentir grato durante o dia. Ao escrever perceba as sensações corporais que este sentimento de gratidão te proporciona, sinta isto por alguns instantes, fortes conexões neurais que protegem a sua saúde mental estão sendo desenvolvidas.

4) Cuide bem dos seus pensamentos e das suas emoções. Eles geram comportamentos que podem trazer benéficos ou prejuízos. Este TRIO PENSAMENTOS, COMPORTAMENTOS E SENTIMENTOS é um tripé importante da nossa saúde mental. Não podemos impedir os pensamentos, mas podemos escolher o que pensar. Não podemos impedir que as emoções apareçam, elas são necessárias para a nossa sobrevivência, mas podemos gerenciá-las. Algumas delas como o medo, a raiva e a tristeza persistirem por muito tempo ou se forem intensas e muito frequentes podem trazer sérios danos para a saúde mental. Você também pode escolher como se comportar diante das situações da vida, você pode escolher atitudes que trazem resultados positivos ou negativos para a sua vida. Então fique atento e FAÇA BOAS ESCOLHAS.

5) Pratique ATENÇÃO PLENA. É uma estratégia importante para viver o momento presente, desta forma nos ajuda a desligar um pouco das ruminações do passado e das preocupações com o futuro. Ajuda a viver estes três tempos da vida de forma mais equilibrada. Você pode começar a praticar utilizando-se de todos os seus sentidos aplicando nas atividades rotineiras, como por exemplo: ao tomar banho use o olfato e aprecie o cheiro do shampoo ou do sabonete; a visão para observar delicadamente a transparência da água, do ambiente, as cores, o seu corpo; a audição para ouvir com atenção o som da água que cai sobre o seu corpo ou sons agradáveis do ambiente; com o tato sinta a textura da esponja, da espuma, da sua pele. Aprecie com todos os seus sentidos esse momento de cuidado com o seu corpo. Treine isto em todas as atividades rotineiras do seu dia. Existem muitas maneira de praticar a atenção plena, uma outra dica é: assente-se confortavelmente e apenas preste atenção em sua respiração durante três minutos, faça isto três vezes ao dia. A prática regular da atenção plena fornece uma importante mudança no funcionamento cerebral que colabora grandemente para a manutenção e proteção da saúde mental.

6) A PSICOTERAPIA é um cuidado com a saúde mental de forma mais aprofundada. Conhecer o seu jeito de ser e resignificar as experiências traumáticas da vida é um caminho de tratamento e proteção da saúde mental. A psicoterapia é um espaço onde você se reconhece, se encontra e se fortalece. É um lugar onde o sentido da sua vida pode ser descoberto trazendo mais esperança, onde a dor pode passar e a liberdade de viver te abraçar.

Quando nos responsabilizamos pelo cuidado de nós mesmos produzimos um viver mais coerente e mais feliz. Este cuidado faz bem tanto para você quanto para os que estão perto. Escolha cuidar de você.

E juntos podemos produzir um mundo com mais saúde mental.


Se quiser cuidar de você de um jeito mais profundo através da PSICOTERAPIA entre em contato comigo pelo whatsapp. Será um prazer caminhar com você.

Um abraço carinhoso

Lucinê – Psicóloga. CRP04/22623

39 visualizações