• Lucinê Costa e Silva

CUIDAR DA SUA SAÚDE MENTAL NÃO PRECISA SER TABU

Atualizado: Mai 23


O QUE SIGNIFICA SER MENTALMENTE SAUDÁVEL?


A SAÚDE MENTAL refere-se ao seu bem-estar psicológico geral. Ela engloba o modo como você se sente em relação a si mesmo, a qualidade de seus relacionamentos, sua capacidade de gerenciar suas emoções e lidar com as dificuldades da vida.


AS PESSOAS QUE SÃO MENTALMENTE SAUDÁVEIS ​​POSSUEM:


Um sentimento de contentamento;

Um gosto pela vida e a capacidade de sorrir e se divertir;

A capacidade de lidar com o estresse e se recuperar da adversidade;

Capacidade de regular as suas emoções;

Um senso de significado e propósito, tanto em suas atividades quanto em seus relacionamentos;

A flexibilidade para aprender novas habilidades e se adaptar à mudança;

Um equilíbrio entre trabalho e lazer, descanso e atividade;

A capacidade de construir e manter relacionamentos satisfatórios;

Autoconfiança e autoestima equilibrada;


Qualquer um pode sofrer de problemas mentais ou emocionais ao longo da vida. A maioria de nós irá. Ter uma SAÚDE MENTAL sólida não significa que você nunca passe por momentos ruins ou tenha problemas emocionais. Todos nós passamos por decepções, perdas, traumas e mudanças. Mesmo estes sendo partes normais da vida podem causar muito sofrimento. Mas, assim como pessoas fisicamente saudáveis ​​são mais capazes de se recuperar de doenças ou lesões, pessoas com forte SAÚDE MENTAL são mais capazes de se recuperar de adversidades, traumas e resolverem melhor os seus conflitos.



POR QUE MUITAS VEZES SOMOS RELUTANTES OU INCAPAZES DE ATENDER ÀS NOSSAS NECESSIDADES DE SAÚDE MENTAL?



Muitos de nós ignoramos as mensagens emocionais que nos dizem que algo está errado. Escondemos nossos problemas para que os outros não percebam, desenvolvemos comportamentos autodestrutivos, esperamos que a situação acabe por melhorar por conta própria, ou simplesmente desistimos - dizendo a nós mesmos que isso é " do jeito que somos".


Nossa incapacidade de atender às nossas necessidades de saúde mental decorre de várias razões: Em nossa sociedade, questões mentais e emocionais são vistas como menos legítimas do que questões físicas. Elas são vistas como um sinal de fraqueza ou de alguma forma como sendo nossa própria culpa ou ainda encarada como tabu ou preconceito. Na era moderna, somos obcecados em buscar respostas simples para problemas complexos. Para melhorar nosso humor e aliviar a depressão muitas vezes, tomamos uma pílula, em vez de tratar dos problemas subjacentes.


SIM, É POSSÍVEL MELHORAR A SUA SAÚDE MENTAL


Quaisquer que sejam seus problemas, existem práticas que você pode adotar para melhorar o seu bem-estar emocional, tornar-se mais resiliente e aproveitar mais a vida. Mas, assim como requer esforço para construir e manter a saúde física, o mesmo acontece com a SAÚDE MENTAL, é necessário estar disposto, aceitar e entender a necessidade.


Vem comigo cultivar mais saúde mental!


Acesse: Atendimento online - Psicoclique


Lucinê Costa e Silva - Psicóloga – CRP04/22623

0 visualização