COMUNICAR BEM PROTEGE A SUA SAÚDE MENTAL


Todos nós temos uma necessidade de pertencimento e conectividade e isto se dá através das interações sociais. A COMUNICAÇÃO é o ponto base para que estas interações possam se estabelecer. Porém, habilidades de comunicação precisam ser desenvolvidas para que haja a construção de vínculos saudáveis nos relacionamentos.


SIGA AS DICAS PARA APERFEIÇOAR A SUA COMUNICAÇÃO


1) ESCUTE:


Muitas vezes as duas pessoas estão tentando provar que estão certas. Quando você escuta o outro sem julgamentos fica mais fácil entender o que ele está dizendo sobre o fato, o que ele pensa e sente e o que deseja que seja feito. Esta escuta compreensiva oferece acolhimento e facilita a resolução do problema.


EXPRESSE OS SENTIMENTOS:


Uma discussão se desenvolve a partir de emoções ocultas. Identifique e compreenda-as primeiramente, assim ficará mais fácil expressá-las de forma saudável e manter a harmonia no relacionamento.


3) USE PLAVRAS CONSTRUTIVAS:


Enquanto estão sendo feitos comentários construtivos você permite que a outra pessoa reviva a experiência positiva, o que traz mais emoções positivas e sensações de bem-estar. Estes momentos de comunicação fortalecem o vínculo da relação.


4) EVITE FALAR EM EXCESSO:


Muitas explicações e justificativas podem dispersar e cansar ouvinte. A organização e objetividade nas palavras ajuda a compreender com ais clareza o que está sendo dito.


5) MANTENHA UM DIÁLOGO INTERNO:


Sua voz interna é sua amiga, sua crítica ou a ignora? O que damos mais atenção cresce. Comunique gentilmente com você, perceba e atenda as suas necessidades ao invés de esperar que os outros o façam. Comunicar bem com você mesmo ajuda muito na comunicação com o outro.


Você pode imaginar quantos conflitos que desgastam a saúde mental podem ser evitados com uma boa comunicação?


Vamos praticar?


Saúde Mental todos os dias - TODO CUIDADO CONTA - Janeiro Branco


Um abraço carinhoso

Lucinê Psicóloga

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo