• Lucinê Costa e Silva

AUTOCUIDADO UM PRESENTE PARA A SAÚDE MENTAL

Atualizado: Mai 23



1 - Arranje tempo para você e faça algo que te traz alegria e bem-estar.


2- Observe as suas fraquezas e erros. Todos cometem erros, ninguém é perfeito. Fale com você mesmo como falaria com um amigo.


3- Deixe a mídia social passar despercebida por um tempo. A maioria das pessoas coloca lá os seus melhores “eus” e isso pode fazer sentir-se mal, ao se comparar a elas. Seja gentil e tenha um dia livre de comparação social.


4- Reconheça os seus sucessos. Sempre somos rápidos em fazer isso para os outros, então porque não levar alguns minutos e considerar tudo o que conseguiu.


5- Gaste tempo com as pessoas que te elevam e apoiam. Aquelas que enchem o seu “tanque de amor”.


6- Se perdoe e se aceite.


7- Cuide da sua alimentação, do seu sono, pratique atividades físicas e organize tempo para lazer.


O autocuidado envolve a capacidade de confortar, acalmar, motivar e incentivar a si mesmo quando sofre, fracassa ou se sente inadequado, sempre lembrando que a imperfeição e o sofrimento fazem parte da nossa condição humana.


Praticar o autocuidado é trazer a si uma consciência amorosa, principalmente em momentos difíceis da vida, como, por exemplo, um melhor amigo está com dificuldades e você lhe o seu carinho, atenção, cuidado e disposição para ajudar, então, como você se trataria se estivesse numa situação difícil? Você também é digno de amor, cuidado, atenção e aceitação.


Há muitos benéficos em ser gentil consigo, ajuda a reconhecer as fraquezas e erros, aprender com eles e fazer mudanças necessárias, mas, com bondade e respeito próprio.

Esta prática do cuidar de si, está fortemente relacionada ao bem-estar emocional, maior resiliência para enfrentar os problemas difíceis, redução dos níveis de ansiedade, depressão e estresse e ainda favorece hábitos de vida saudável.


As pesquisas científicas também sugerem que níveis mais altos de autoestima estão associados a maior otimismo, bondade, perdão e potencial para cumprimento de metas e uma mente mais criativa. Se for indelicado consigo pode se sentir mais inseguro e isto afeta a sua autoestima, o que limita inúmeras realizações na vida.


E o bom de tudo isto é que o autocuidado pode ser aprendido por qualquer pessoa.


Vamos praticar?


Acesse: Atendimento online - Psicoclique


Lucinê Costa e Silva

Psicóloga CRP04/22623

0 visualização